Alongamento de posterior da coxa ou tensão neural adversa?

Na minha breve carreira de profissional de educação física e até hoje como fisioterapeuta escuto muito o seguinte conselho.

“Dobra bem o tornozelo pra alongar bem o posterior de coxa “.

Você pode estar se perguntando, “qual o problema?” , “eu realmente sinto alongar mais quando faço isto! “.

5 pontos importantes:

👉 primeiro, não existe músculo que saia da pelve e vá até o tornozelo. Então, mexer o pé em nada afeta o alongamento do MÚSCULO posterior de coxa.

👉 aquela queimação que você sente nada mais é que o ciático e suas ramificações sendo tensionados. Este fenômeno chama se tensão neural adversa. Ou talvez a fáscia, aquele tecido branco em volta do músculo)

👉 Esta posição por tempo prolongado pode machucar o nervo, principalmente se já existir alguma compressão prévia, como uma hérnia de disco (Double crush syndrome) .

👉 caso você precise alongar posterior de coxa deixe o seu pé bem relaxado , joelho esticado e coluna absolutamente parada.

👉 existe uma técnica chamada 🔜mobilização neural que trabalha esta posição associada a movimentos rítmicos do tornozelo a fim de promover o bom deslizamento do nervo pelo canal neural. 🔜Ou técnicas de liberação da fáscia.

Unindo a prática à ciência.

AUTOR

Fisioterapeuta, professor, maratonista e especialista em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica. Através do Correr sem Lesão, Alexandre percebeu a necessidade de muitas pessoas em ter acesso a um conhecimento mais aprofundado sobre prevenção de lesões – algo que pudesse ajudar na preparação para provas e com baixo custo. Um conteúdo online embasado cientificamente no que há de mais recente no mercado, aliado à experiência de 20 anos de prática profissional e 18 maratonas para quem quer conduzir melhor os treinos de acordo com o objetivo pessoal.

ALEXANDRE ROSA

Horário de Funcionamento

Seg a Sex

8h às 18h

Estamos em busca de corredores que querem aprender como é possível Correr Sem Lesão. Juntos vamos formar uma comunidade de corredores de todo o Brasil que prezam por alta performance e vida saudável!

Nada pior para o corredor do que uma lesão!

Faça a sua avaliação biomecânica

CONSULTAR AGENDA