Ao comprar um tênis, muitos corredores se deparam com a seguinte situação…

O vendedor pede para que o calçado seja retirado, observa os pés do atleta e “dá o diagnóstico” de pronação e supinação.Sem entrar no mérito (ainda) de escolha de calçado (que será tema do nosso próximo artigo), o que o corredor precisa entender é que pronação e supinação são eventos dinâmicos perfeitamente normais durante a locomoção humana.

  • A pronação é o movimento de aplainamento do pé e diminuição do arco plantar. Acontece na fase de suporte da marcha e da corrida, ou seja, quando temos o peso do corpo todo sobre uma perna, e serve para absorção do impacto e adaptação do pé às irregularidades do solo.
  • Já a supinação é o movimento que traz o pé de volta à posição inicial após a pronação acontecer, aumentando o arco plantar e tornando o pé mais rígido para facilitar a impulsão.

Em algumas circunstâncias temos alterações destes movimentos, é o que chamamos de pronação excessiva (overpronation) ou ausência de pronação (underpronation), que muitas vezes é chamada de supinação excessiva. Todas estas deformações, no entanto, são características dinâmicas que só podem ser observadas com a pessoa em movimento.

Durante a análise estática, o que podemos observar é o pé plano, que é uma alteração estrutural onde há um desabamento do arco plantar que permanece imutável durante o movimento. O contrário é o pé cavo, onde podemos notar um aumento excessivo do arco plantar com uma rigidez acentuada do pé.

Qual o efeito disto na corrida e escolha do calçado?

Discutiremos no próximo artigo. Enquanto isso, assista ao vídeo abaixo que resume tudo que você precisa saber para começar a correr.

Dicas para você que quer começar a correr e não quer se machucar.

– Traçando metas e objetivos
– Prescrição de calçado
Alongamento e aquecimento
– Escolha do local

Como falado no vídeo, uma dos principais recomendações para antes de você começar ou voltar a correr é consultar um Fisioterapeuta. O profissional de Fisioterapia vai ser capaz de fazer uma Avaliação Biomecânica e te mostrar quais os fatores de risco e como prevenir as lesões especificamente para o seu corpo.

AUTOR

Fisioterapeuta, professor, maratonista e especialista em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica. Através do Correr sem Lesão, Alexandre percebeu a necessidade de muitas pessoas em ter acesso a um conhecimento mais aprofundado sobre prevenção de lesões – algo que pudesse ajudar na preparação para provas e com baixo custo. Um conteúdo online embasado cientificamente no que há de mais recente no mercado, aliado à experiência de 20 anos de prática profissional e 18 maratonas para quem quer conduzir melhor os treinos de acordo com o objetivo pessoal.

ALEXANDRE ROSA

Horário de Funcionamento

Seg a Sex

8h às 18h

Estamos em busca de corredores que querem aprender como é possível Correr Sem Lesão. Juntos vamos formar uma comunidade de corredores de todo o Brasil que prezam por alta performance e vida saudável!

Nada pior para o corredor do que uma lesão!

Conheça o nosso espaço de Fisioterapia em Belo Horizonte

QUERO CONHECER