Da mesma forma que várias outras partes do corpo humano, a sola do pé tem vários músculos capazes de controlar os movimentos e estabilizar as articulações, funções importantes não só no esporte como em qualquer atividade do dia a dia.

Fortalecer estes músculos pode fazer a diferença na prevenção de lesões como a fasceíte plantar, tendinite de aquiles e canelíte muito conhecidas e temidas pelos corredores.

São quatro camadas de músculos preenchendo a sola do pé, indo ate a região lateral dos dedos.

Estes músculos controlam o aumento e diminuição do arco plantar sendo responsáveis pela pronação e supinação tão importantes para os mecanismos de impulsão e absorção do impacto.

Para o pessoal que curti uma trilha e terreno irregulares estes músculos são um dos responsáveis pela sensação de posicionamento do pé e adaptação ao solo importante na prevenção das entorses de tornozelo.

Existe uma série de exercícios simples que você pode fazer para fortalecer esta musculatura e
proteger seu corpo destas lesões que tanto atrapalham o atleta.

AUTOR

Fisioterapeuta, professor, maratonista e especialista em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica. Através do Correr sem Lesão, Alexandre percebeu a necessidade de muitas pessoas em ter acesso a um conhecimento mais aprofundado sobre prevenção de lesões – algo que pudesse ajudar na preparação para provas e com baixo custo. Um conteúdo online embasado cientificamente no que há de mais recente no mercado, aliado à experiência de 20 anos de prática profissional e 18 maratonas para quem quer conduzir melhor os treinos de acordo com o objetivo pessoal.

ALEXANDRE ROSA

Horário de Funcionamento

Seg a Sex

8h às 18h

Estamos em busca de corredores que querem aprender como é possível Correr Sem Lesão. Juntos vamos formar uma comunidade de corredores de todo o Brasil que prezam por alta performance e vida saudável!

Nada pior para o corredor do que uma lesão!

Confira os posts no Instagram sobre o assunto

Saiba mais
Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!