Há um tempinho atrás rolou uma certa polêmica sobre os recordes masculino e feminino e o possível doping tecnológico do Vaporfly next, tênis com placas de carbono propulsoras desenvolvido pela Nike.

Discussão que esquentou depois da recordista feminina Brigit Kisgoe , segundo a revista runners world @runnersworldmag , ter afirmado que decidiu de última hora usar os mesmos tênis que os pacers de Eliud Kipchoge haviam usado no desafio sub 2 no dia anterior.

Você lembra?

Procuro sempre evitar opiniões pessoais e escrever sempre com base na ciência, mas desta vez vou abrir uma exceção.

Falo para vocês como fisioterapeuta, profissional de educação física e professor universitário podem acreditar, nos últimos anos a medicina esportiva, métodos e processos de treinamento, reabilitação, técnicas de recuperação evoluiu muito mais que qualquer tipo de calçado. Então mérito dos seres humanos por trás destes recordes que souberam extrair o máximo dos seus corpos para conquista-los.

Nunca usei o tal tênis, até acredito que ele possa ajudar em alguma coisa sim, mas não é o fator determinante, vou além, acredito ser mais um “doping” psicológico/motivacional do que biomecânico.

Não sei qual será o desfecho desta história, qual será a decisão tomada pela @iaaf_athletics , mas só sei que foi uma bela jogada de marketing. Não veja isto de maneira negativa. Marketing que ajudará a desenvolver a corrida como esporte e criar ídolos que aqui no Brasil só haviam no futebol.

Deixe sem comentário ao final desta página, se sentir a vontade.

Ouça também o nosso podcast, abaixo:

AUTOR

Fisioterapeuta, professor, maratonista e especialista em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica. Através do Correr sem Lesão, Alexandre percebeu a necessidade de muitas pessoas em ter acesso a um conhecimento mais aprofundado sobre prevenção de lesões – algo que pudesse ajudar na preparação para provas e com baixo custo. Um conteúdo online embasado cientificamente no que há de mais recente no mercado, aliado à experiência de 20 anos de prática profissional e 18 maratonas para quem quer conduzir melhor os treinos de acordo com o objetivo pessoal.

ALEXANDRE ROSA

Horário de Funcionamento

Seg a Sex

8h às 18h