O joelho é um conjunto de articulações que sofre grande sobrecarga em qualquer atividade esportiva.

É a união de três ossos: a tíbia, fêmur e Patela.

É envolvido por uma cápsula e sustentado por suma série de ligamentos e músculos. Com o objetivo de absorver o grande impacto sofrido, a articulação apresenta os meniscos e a cartilagem articular.

O joelho é a principal articulação lesionada em vários esportes, inclusive a corrida. A condromalacea patelar, síndrome de fricção do trato iliotibial, tendinite patelar estão entre as lesões que mais acometem os corredores e podem significar dor intensa ou até mesmo interrupção das atividades.

Grande parte das lesões tem natureza multifatorial (sempre falo isso e reforço), geralmente não existe apenas uma causa e sim a somatória de fatores que levam o corredor as lesões.

Existem vários fatores na biomecânica e hábitos de vida do corredor que devem ser levados em conta quando se fala em prevenção e tratamento das lesões ortopédicas do joelho.

Dentre estes fatores vale a pena destacar:

  • O valgismo dinâmico do joelho (joelho “pra dentro” quando corre)
  • A fraqueza de glúteos e quadríceps (músculo anterior da coxa)
  • Movimentos excessivos de torção do joelho
  • Excesso de flexão de joelho, especialmente quando houver desalinhamento da patela. (dobrar o joelho além de 90º)
  • Pronação excessiva do tornozelo e pé

Estas alterações separadamente podem não significar uma lesão, mas a somatória destes fatores, com certeza, serão decisivos no processo de injúria músculo esquelética.

No entanto, o principal fator causal das lesões não está na biomecânica e sim no treinamento.

O aumento súbito do volume de treinamento é a principal causa de lesões, não só no joelho, mas nas outras articulações também.

O aumento gradativo e devido controle dos parâmetros de treinamento como volume, intensidade e altimetria serão peças decisivas na estratégia de prevenção.

O quadríceps, músculo anterior da coxa, é o maior e mais potente músculo do corpo humano. Ele é o principal responsável pela movimentação e estabilização do joelho e seu fortalecimento e correta ativação deve fazer parte de qualquer programa de prevenção e tratamento de lesões nesta articulação.

Programas de fortalecimento que contenham exercícios como cadeira extensora, agachamento, passada a frente podem ser eficazes para a prevenção das lesões do joelho pois são atividades que fortalecem o quadríceps de varias maneiras diferentes. Adaptações para o corredor como a utilização da angulação especifica da corrida (de 0 a 60º), controle do movimento no plana sagital (evitar que o joelho se desvie lateralmente) podem otimizar ainda maio o plano de prevenção.

Como eu falo no curso online do Correr Sem Lesão, quando falamos em tratamento de lesões, as características individuais e específicas da lesão devem ser levados em conta, porém o fortalecimento de glúteos, rotadores do quadril e posterior de coxa geralmente fazem parte de um programa de reabilitação.

A mudança de alguns elementos biomecânicas da corrida podem também interferir no tratamento das lesões do joelho. A diminuição do tamanho do passo, aumento da cadência e escolha do local de treino irão diminuir a sobrecarga no joelho contribuindo para a devida recuperação do joelho. Corredores que optam por terrenos irregulares e com muita descida colocarão os joelhos em situação de maior demanda sobrecarregando a articulação e dificultando a volta ao esporte após uma lesão.

AUTOR

Fisioterapeuta, professor, maratonista e especialista em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica. Através do Correr sem Lesão, Alexandre percebeu a necessidade de muitas pessoas em ter acesso a um conhecimento mais aprofundado sobre prevenção de lesões – algo que pudesse ajudar na preparação para provas e com baixo custo. Um conteúdo online embasado cientificamente no que há de mais recente no mercado, aliado à experiência de 20 anos de prática profissional e 18 maratonas para quem quer conduzir melhor os treinos de acordo com o objetivo pessoal.

ALEXANDRE ROSA

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