Síndrome do Stress Tibial Medial, ou simplesmente CANELITE é caracterizada por dor na região postero medial da perna após atividades de impacto.

A dor geralmente começa leve e vai aumentando de acordo com a duração da atividade. Na sua fase mais crônica, o simples toque na região lesada já é o suficiente para gerar a dor.

O impacto provocado pela corrida sobre a tíbia provoca microtraumas cumulativo que excede a capacidade do osso de reabsorção gerando os sintomas.

Apesar de etiologia duvidosa, existem alguns fatores relacionados ao aparecimento da canelite no corredor:

  • aumento do índice de massa corporal

  • aumento da queda do navicular (relacionado com a pronação)

  • grande amplitude de flexão plantar e dorsiflexão do tornozelo (movimentos para baixo e para cima do tornozelo)

  • grande rotação externa do quadril

  • aumento excessivo do volume de treino

  • aumento do impacto articular

É impossível falarmos em tratamento e prevenção da canelite sem falarmos em técnica de corrida. Corredores que fazem a aterrissagem usando o calcanhar como primeiro ponto de contato do pé com o solo tem dois picos de impacto sendo assim mais agressivos.

Pra quem acha que tratar canelite ou outras lesões basta mudar a forma de correr vai a dica.

Correr é um gesto (engrama motor) cuja formação está gravada no cérebro, mudar isto demanda um certo tempo e aprendizado. Muitas vezes não basta o cérebro aprender a nova função se a musculatura não consegue executa-la.

Mudar a técnica de corrida pode ser legal sim, e aconselhável mas sem desprezar o fortalecimento da musculatura alvo (que varia de acordo com a técnica). O fortalecimento de músculos como o tibial anterior e posterior, da panturrilha e dos músculos da sola do pé podem ter ação direta no tratamento e prevenção da canelite.

Existem fatores nutricionais e metabólicos envolvidos no tratamento e prevenção da canelite. A correção destes fatores pode acelerar o processo de recuperação.

AUTOR

Fisioterapeuta, professor, maratonista e especialista em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica. Através do Correr sem Lesão, Alexandre percebeu a necessidade de muitas pessoas em ter acesso a um conhecimento mais aprofundado sobre prevenção de lesões – algo que pudesse ajudar na preparação para provas e com baixo custo. Um conteúdo online embasado cientificamente no que há de mais recente no mercado, aliado à experiência de 20 anos de prática profissional e 18 maratonas para quem quer conduzir melhor os treinos de acordo com o objetivo pessoal.

ALEXANDRE ROSA

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